(51) 3337-5657 | (51) 3343-4064
contato@clinicawinnicott.com.br

Intestino X Saúde Mental

• Certos tipos de bactérias e seus produtos metabólicos são associados a presença de depressão e a uma pior qualidade de vida. O intestino é o responsável pela produção de alguns neurotransmissores, e quando ele não está com um microbiota saudável, disfunções de sistema nervoso central podem acontecer, favorecendo o quadro de depressão.

• Para que haja um bom funcionamento do nosso intestino, ele precisa receber sinais regulatórios do sistema nervoso central, porém, recentemente foi descoberto que o intestino também emite sinais para o SNC através de canais neuronais, endócrinos, nutricionais e do sistema imunes.

• Há uma relação muito forte entre deficiência de vitaminas do complexo B e depressão.

• A depressão aumenta o stress oxidativo levando a um aumento de radicais livres, algo que pode ser reduzido com o uso de  Omega 3.

• O triptofano, precursor da serotonina, é obtido somente através da alimentação e é absorvido pelo intestino. Caso o intestino não esteja saudável, essa absorcao é prejudicada e consequentemente a formação de serotonina também.

• Certas cepas de lactobacilos tem efeito antidepressivo.

• Ansiedade e depressão também parecem ter uma associação com níveis baixos do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico). Algumas bactérias intestinais pode sintetizar GABA a partir de glutamato (um aminoácido que vem da alimentação).

• Episodios depressivos também podem estar relacionados a uma hiperatividade do eixo hipotalâmico-adrenal-pituitario, algo que pode ser regulado por uma microbiota saudável e o uso crônico ou frequente de antibióticos podem desregular o equilíbrio microbiano. 

• O aumento da permeabilidade intestinal promove metabólitos de bactérias gram negativas que podem levar a inflamação e hiperatividade do eixo hipotalâmico-adrenal-pituitario, piorando o quadro de depressão.

Nutricionista Isabelle Moreno.

Conteúdos relacionados

Intestino X Saúde Mental

Certos tipos de bactérias e seus produtos metabólicos são associados a presença de depressão e a uma pior qualidade de vida. O intestino é o responsável pela produção de alguns neurotransmissores, e quando ele não está com um microbiota saudável, disfunções de sistema nervoso central podem acontecer, favorecendo o quadro de depressão.

Como o meio nos impacta e nos influencia?

Como as pessoas com quem convivemos e os lugares onde moramos, estudamos, trabalhamos e frequentamos influenciam nossas vidas, posturas, crenças, escolhas, pensamentos e comportamentos? Como influenciam a forma como nos sentimos?

Ambientoterapia na Contemporaneidade

Na atualidade, a modalidade ambientoterápica através da sua ressignificação no decorrer das décadas está sendo proporcionada em diversos espaços da área da saúde, visando através de um ambiente terapêutico simulador das vivências para além dos muros das instituições, um espaço potencializador para o paciente se (re)conhecer como sujeito do desejo.