Como o meio nos impacta e nos influencia?

Como as pessoas com quem convivemos e os lugares onde moramos, estudamos, trabalhamos e frequentamos influenciam nossas vidas, posturas, crenças, escolhas, pensamentos e comportamentos? Como influenciam a forma como nos sentimos? Seja de forma agradável, como quando somos recebidos de forma afetuosa e contente, ou de formas mais difíceis, como quando brigamos com alguém que gostamos? O que depende só de mim, e o que é influenciado por outras pessoas?
A abordagem sistêmica entende os sujeitos dentro dos grupos e relacionamentos dos quais fazem parte (como família, amigos, grupos de trabalho, vizinhos, entre outros). Desta forma, foca nos padrões de comunicação e interação existentes entre o sujeito e as pessoas com quem convive, o contexto cultural e social onde está inserido, sua história de vida e familiar, bem como os desafios enfrentados em cada faixa etária, os diferentes papéis desempenhados pelo sujeito, por exemplo, como pai, marido, filho, irmão, colega, etc., e eventos marcantes em sua vida.
A terapia sistêmica pode ser realizada de forma individual, familiar ou de casal, de acordo com as necessidades e possibilidades das pessoas envolvidas. Cabe ao profissional fazer a indicação terapêutica que achar mais indicada para cada caso.
Por Luiza Zselinszky Albrecht
Crp 07/23583