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Ansiedade X Alimentação

Ansiedade X Alimentação

5 Dicas para não descontar na comida.

1. Identificar se é fome ou é vontade de comer?
A fome é algo fisiológico que aumenta de maneira gradual. Você comeria qualquer coisa para aplaca-la e fica satisfeito após se alimentar. A vontade de comer é repentina, você tem desejo específico sobre algum tipo de alimento. Mesmo estando satisfeito, você continua se alimentando e depois se sente culpado.
2. Ok, identifiquei que é vontade de comer/fome emocional, e aí? Respire!
Acredite, exercícios de respiração e meditação nos ajudam muito a controlar a ansiedade, inclusive quando estamos com aquela "dor no estômago" que podemos achar que é fome mas na verdade é ansiedade. Uma dica é o aplicativo "Inside Timer", ele te ajuda a se acalmar através da respiração.
3. Ocupe-se!
Tente achar alguma atividade para ocupar a cabeça neste momento. Sair do ambiente, dar uma volta, praticar alguma atividade física, ouvir música, conversar com alguém, assistir um filme.
4. Se possível, faça terapia!
Algo que, na verdade, todo mundo deveria fazer! É preciso identificar os motivos e gatilhos dessa ansiedade para que possamos saber lidar com estas situações e evitá-las.
5. Não consegui seguir as dicas anteriores, o que eu faço?
Procure ingerir alimentos menos calóricos, com um maior aporte de proteínas e fibras, que irão garantir uma maior saciedade. Saiba quando parar, a quantidade é um fator fundamental.
 

Nutricionista Isabelle Moreno.