(51) 3337-5657 | (51) 3343-4064
contato@clinicawinnicott.com.br

Na atualidade, a modalidade ambientoterápica através da sua ressignificação no decorrer das décadas está sendo proporcionada em diversos espaços da área da saúde, visando através de um ambiente terapêutico simulador das vivências para além dos muros das instituições, um espaço potencializador para o paciente se (re)conhecer como sujeito do desejo.

    5 Dicas para não descontar na comida.

Certos tipos de bactérias e seus produtos metabólicos são associados a presença de depressão e a uma pior qualidade de vida. O intestino é o responsável pela produção de alguns neurotransmissores, e quando ele não está com um microbiota saudável, disfunções de sistema nervoso central podem acontecer, favorecendo o quadro de depressão.

A Pet Terapia vem paulatinamente entrando na vida cotidiana do bem-estar do ser humano. Ela propicia benefícios físicos e psicológicos.

O setembro amarelo é uma campanha que tem por objetivo trazer o tema da prevenção ao suicídio e o 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio.  Durante esse mês, são promovidos, em todo Brasil, uma série de eventos pensando em conscientizar a população sobre esse tema tão delicado. Saber reconhecer alguns sinais de alerta pode ser o primeiro passo para auxiliar quem precisa de ajuda.

Segundo Farrel (2008, págs. 25-41), a definição de dislexia formulada pela British Psychological Society (1999) é: “A dislexia é evidente quando a leitura e/ou ortografia fluente e exata das palavras desenvolvem-se de modo incompleto ou com grande dificuldade’ (pág.18 in: Dislexia e outras e outras dificuldades de aprendizagem específicas. 2008). Salientamos que essa é somente uma de muitas investidas de definição.

Na ambientoterapia, com as pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), trabalha-se através da sua singularidade. Portanto, ao compreendê-los na sua subjetividade, será possível auxiliá-los no desenvolvimento dos seus potenciais, a partir de atividades que irão desenvolver sua autonomia, cuidados pessoais, habilidade social e a nomeação de suas sensações e sentimentos.

O termo comunidade terapêutica, também pode ser conhecido na região sul como Ambientoterapia, institui-se como um complexo, na qual possui regras e padrões, com a finalidade de auxiliar pessoas com dificuldades para enfrentar diferentes esferas da vida com um grau patológico. Seria uma espécie de ego auxiliar (suporte), auxiliando no princípio do prazer e realidade deste sujeito. (FERNANDES E FERNANDES, 1998).

As mudanças constantes no mundo contemporâneo transformaram as famílias, elas enfrentam desafios diários e tentam vencer esses padrões relacionais cada vez mais complexos. Nenhuma família é livre de problemas e ter sofrimento não significa ter uma patologia, procurar por ajuda pode ser um sinal de saúde.
 

Como as pessoas com quem convivemos e os lugares onde moramos, estudamos, trabalhamos e frequentamos influenciam nossas vidas, posturas, crenças, escolhas, pensamentos e comportamentos? Como influenciam a forma como nos sentimos?